A aquisição de um filhote de spitz alemão / lulu da pomerânia é sempre uma grande alegria, mas ao chegar em casa existem algumas dicas importantes para não tornar o sonho em uma grande decepção. Listaremos alguns pontos que achamos importantes para que você faça uma excelente adaptação do filhote em seu novo lar.
Ao pegar seu filhote vá direto para casa
Não fique passeando. Essa é uma dica bem direta e que vale ouro! Muitas pessoas ao pegarem seus filhotes no canil ou retirarem no aeroporto pegam o cão e levam para o pet shop, para dar banho, comprar roupinhas, caminha nova, brinquedos, uma coleirinha que sirva direitinho entre outros acessórios ou muitas vezes leva o cão para casa da mãe, primo, tio, namorada para apresentar o mais novo integrante da família e em alguns casos levam até o filhote para passear no shopping no primeiro dia.
Não a nada de errado em fazer tudo isso, mas tudo tem seu tempo. Quando um criador sério entrega um filhote de spitz alemão tenha certeza de que ele já deu um banho com todo cuidado no filhote para que você não precise se preocupar com isso tão logo, pois o banho é algo extremamente estressante para um filhote. Junte isso ao transporte até a casa nova, a separação dos irmãozinhos e da mãe, a mudança de local onde ele ficava, dos novos donos (que até então são estranhos para o filhote) e da educação que o filhote tinha (cada pessoa tem um jeito de educar). Pronto! Temos uma baixa de imunidade, por isso é normal que alguns filhotes tenham um pouco de dor de barriga ao chegarem em seus novos lares.
Encare a baixa de imunidade como uma porta aberta para novas doenças, vírus, bactérias entre outras coisas. Sabendo disso tudo, ao levar seu filhote recém-chegado a um pet shop que é frequentado tanto por cães extremamente bem cuidados como até mesmo cães de rua com certas enfermidades, tenha certeza de que você está expondo seu novo filhote a um risco muito elevado, já que ele ainda é um filhote e por mais que esteja vacinado ainda não tem imunidade suficiente para lhe dar com certas doenças.
Você sabia que um filhote só atinge a imunidade suficiente para sair de casa aos 4 meses de idade? Você sabia que existem viroses que ficam impregnadas no ambiente em que o cão contaminado passou por até 2 anos?
Por esses motivos, temos que segurar um pouco nossa ansiedade e ir com muita calma. A final não queremos que aconteça nada de ruim aos nossos amiguinhos, certo?
É muito importante levar o cãozinho ao veterinário
Durante a primeira semana (se possível) leve seu filhote ao veterinário, para verificar se o filhote está bem de saúde. Neste caso como sabemos dos riscos, o faremos com muita prudência. Peça sempre que possível que o veterinário faça a primeira avaliação do filhote no seu carro. Muitos veterinários farão sem problema, mas para cada clínica existem regras diferentes. Caso seja necessário sair com o cão para adentrar a clínica, mantenha sempre o filhote dentro de uma caixa de transporte e jamais deixe que outras pessoas toquem em seu filhote a não ser o próprio veterinário. Este é o procedimento mais adequado para filhotes de até 4 meses de idade, pois sua imunidade a doenças ainda não é tão elevada.
Após o quarto mês de vida você pode levar o cão para outros lugares sem grandes preocupações.
Compre tudo que o cão irá usar antes
O ideal é comprar tudo o que o cão irá precisar, como caminha, potinhos de água e comida, brinquedos, ração etc. antes da chegada do filhote, para que você só precise se preocupar em adaptá-lo bem, sem que o mesmo passe por outros estresses.
Jamais mude a ração do seu filhote
Caso o filhote de spitz alemão que comprou esteja comendo uma ração super premium, não é recomendado que troque de ração. Rações Super Premium são as melhores que existem no mercado. A não ser se existir uma indicação do veterinário para a troca. A mudança de ração pode levar a um desequilíbrio na flora intestinal, fazendo com que suas fezes amoleçam.
De somente água e ração Super Premium
Durante o período de adaptação do filhote de spitz alemão, de somente água e ração super premium. Não de petiscos ou outros tipos de alimentos. Lembre-se a ração super premium já é balanceada para fornecer tudo o que seu cão precisa. Qualquer outro alimento dado à parte irá desbalancear as refeições.
Evite dar petiscos
Geralmente petiscos industrializados são ricos em sódio e a longo prazo podem acarretar diversos problemas de saúde. Petiscos naturais são mais saudáveis e devem ser ministrados somente após a adaptação do filhote.
Lugar em que seu filhote irá ficar
Ao chegar em casa com seu novo filhote de spitz alemão, coloque-o no ambiente em que ele irá ficar. Ficar mudando os ambientes não é bom para sua adaptação. Tente reservar um espaço não muito grande e não muito pequeno para deixar o filhote nos primeiros dias. Este ambiente deve ser arejado e com temperatura agradável durante o dia e a noite. Lembre-se, se a temperatura não for agradável para você, também não é para o filhote. Se o local bater sol, também temos que ter um abrigo ou lugar para que ele possa se esconder caso não queira receber os raios solares. Feito isso coloque a caminha, pote de água e de comida de um lado e do lado oposto o tapetinho higiênico.
Dica de ouro!
Spitz Alemão é uma raça rigorosa quando o assunto é limpeza. Eles não costumam fazer suas necessidades perto de onde dormem ou comem, por isso é bom pôr o tapete higiênico ou jornal no lado oposto ao da comida/caminha. Não precisa ser muito longe não, uns 2 metros de distância já estão excelentes.
Brinquedos para seu Spitz Alemão
Brinquedo é bom, mas enjoa. Que filhote não gosta de um brinquedinho? Mas para que o filhote não perca o interesse nos brinquedos, temos que fazer um rodízio. Se deixarmos sempre os brinquedos jogados e a disposição do filhote, irá chegar uma hora em que ele irá perder o total interesse em brincar com eles.
Compre brinquedos variados, como por exemplo, bolinhas (existem diferentes tipos, algumas ajudam a coçar a gengiva do cão na fase da troca da dentição) ursinhos de pelúcia (próprios para cães, eles adoram aqueles que fazem barulhinho), corda para fazer cabo de guerra (muito bom quando se tem mais de um filhote), brinquedos educativos que estimulam a inteligência do cão (Existem uma grande variedade. Vale a pena investir em alguns).
Educação Rigorosa
Eduque o cão e não deixe que ele eduque você. Cães precisam se sentir parte de uma matilha, e dentro da matilha ele tem apenas duas opções a seguir.
A primeira é ser submisso a um líder e a segunda é ser o líder. Entendendo isso fica muito mais fácil lidar com diversas situações. Um cão irá enxergar sua família de humanos como se fosse a sua matilha, e tão logo que ele chegue, ele irá procurar a figura de um líder (Pode ser qualquer um, o marido, a esposa ou um dos seus filhos) e se ele não encontrar essa figura dentro de sua casa, ele irá exercer essa posição, dificultando sua sociabilização e educação.
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, cães adoram seguir e obedecer às regras. Tenha certeza de que se você for pulso firme o cão será seu maior admirador. Não estou dizendo para maltratar o cão e sim para impor limites e exigir que eles sejam cumpridos.
Seguindo todas essas dicas, tenho certeza que a adaptação do seu filhote será a melhor possível.