
Spitz Alemão: O Guia mais completo da raça
Parabéns pela iniciativa em busca de conhecimento sobre a raça Spitz Alemão. Nesta página você encontrará todo o conteudo necessário para cuidar, criar ou propagar informação de qualidade sobre spitz alemães ou pomerânias.
Tudo oque está descrito aqui é baseado em quase três decadas de estudo e criação.
Nesta página não trabalhamos com achismos e sim com fundamentos técnicos e estudos. Espero que gostem do conteudo. Preparamos ele com muito amor e carinho para que você amplie seus conhecimentos.
Menu sobre a raça
Padrão da raça
Origem da raça: Alemanha
Aparência Geral: O Spitz Alemão deve possuir uma juba grande e volumosa ao redor do pescoço do animal. Sua cauda deve sempre ser postada em cima do dorso, suas orelhas devem ser pequenas e pontudas em suas extremidades. O formato do seu corpo deve ser o mais próximo possível de um quadrado. O comprimento do focinho do spitz alemão deve ser metade do tamanho do crânio.
Comportamento: Cães da raça spitz alemão devem estar sempre atentos e alegres. São muito ligados aos seus donos. São dóceis e muito inteligentes, sendo muito fácil treiná-los ou adestrá-los. Pertencem ao grupo 5 ou seja, são cães do tipo Spitz e Tipos Primitivos, assim como o Akita e o Shiba entre outros.
Possuem uma natureza dócil e gentil, sendo excelentes cães de companhia.
Cabeça: Vista de cima e observando da base do crânio até a ponta do focinho, sua cabeça deve ser em formato de cunha.
Nariz/Trufa: Deve possuir formato arredondado, ser pequeno e de cor preta. Para Spitz de coloração marrom/chocolate o nariz deve ser da cor marrom.
Labios: Devem ser rentes a boca, sem nenhuma ruga e coloração preta. Em cães marrons/chocolates a cor deve ser marrom.
Dentição: Deve possuir 42 dentes, com mordedura em tesoura, isto é, os dentes (incisivos) superiores se fecham ajustados aos dentes (incisivos) inferiores.
A ausência de alguns pré-molares é tolerada em no Spitz Anão / Pomerânia. Mordedura em torquês é permitida.
Bochechas: Devem ser arredondadas, sem serem protuberantes.
Olhos: Devem ser proporcionais a cabeça, com formato amendoado, de coloração escura. As pálpebras devem ser pretas. Em spitz marrom/chocolate as pálpebras devem ser marrons e os olhos devem ter um tom de ocre.
Orelhas: Sempre devem ser eretas, ligeiramente próximas entre si, e localizadas na parte alta da cabeça, devem ter formato triangular em suas extremidades.
Pescoço: De comprimento médio, é largo na inserção entre os ombros; ligeiramente arqueado, sem barbelas e coberto por uma pelagem espessa e abundante, que forma uma grande juba.
Cauda: Inserida alta e de tamanho médio. Projeta-se para cima e curva-se para a frente sobre o dorso; reta desde a raiz. Coloca-se firmemente sobre o dorso e é coberta por uma pelagem bem espessa. Uma curva dupla na ponta da cauda é tolerada.
Patas: As patas dianteiras são tão pequenas quanto possível, redondas, com dedos bem fechados e arqueados, chamados “pés de gato”. A cor das unhas e almofadas (coxins) deve ser tão escura quanto possível.
Movimentação: O Spitz Alemão se move reto para frente, com boa propulsão, fluente e elástica. Seu andar deve ser gracioso.
Pele: Sua pele deve ser firme e sem nenhuma ruga
Pelagem: O Spitz Alemão tem pelagem dupla: o pelo de cobertura (revestimento) é longo, reto, saliente e firme; subpelo curto e espesso, como algodão. A pelagem não deve ser visivelmente modelada (“trimming” e/ou “grooming” que não pareça natural).
Cores: O Spitz Alemão possui uma vasta variedade de cores como o branco, preto, chocolate, chocolate and tan, creme, laranja, cinza sombreado, black and tan, Particolors entre outras cores.
Tamanhos:
- Spitz Alemão Anão/Lulu da Pomerânia: De 18 a 24 cm.
- Spitz Alemão Pequeno: De 24 cm até 30 cm.
- Spitz Alemão Médio: De 30 cm até 40 cm.
- Spitz Alemão Grande: De 40 cm até 50 cm.
Temperamento e Comportamento
Sempre alerta: Sempre está antenado ao que acontece ao seu redor, principalmente quando algo anormal acontece em seu território/casa. Caso alguém mexa na maçaneta da sua casa a noite, pode ter certeza que seu spitz alemão irá dar o sinal.
Instinto protetor: Muitas pessoas acreditam que o Spitz Alemão possui um instinto protetor muito afinado, porém, quando bem-educados, condicionados, e adquiridos com um bom criador, eles não possuem esse instinto aflorado, fazem mais o estilo independentes e sociáveis, o que geralmente acontece é que quando um cão é extremamente mimado ele pode deixar o sentimento de posse sobre seu dono aflorar e muitas vezes se tornar agressivo com estranhos.
Inteligente e adestrável: O spitz alemão é considerado uma das raças de pequeno porte mais inteligentes do mundo. Esse título vem graça as suas habilidades em obedecer a comandos e principalmente memorizá-los rapidamente. Essa raça é tão inteligente que raramente é necessário contratar um adestrador para eles.
Sociável e afetuoso: Se você busca um cão para a família toda, este é a raça certa. O Lulu da Pomerânia ou Spitz Alemão é uma raça extremamente sociável e afetuosa. Ele ficará muito feliz em participar de todos os eventos sociais.
Independente: Apesar de ser afetuoso, mantém uma certa independência típica dos cães do tipo Spitz, mas não se engane, mesmo sendo a maior parte do tempo independente ele sabe cativar e ama estar presente com a família.
Com Crianças e Idosos: Devido ao seu menor tamanho o Spitz Alemão anão é um pouco mais frágil que as demais variedades (pequeno, médio e grande), portanto é necessária mais atenção ao manipulá-los, para evitar quedas ou acidentes como pisadas. Mas em relação a socialização dele com idosos ou crianças não precisa ficar preocupado, pois eles convivem muito bem. O importante é educar as crianças e ensiná-las a terem respeito pelos animais desde cedo, para que o cão não seja traumatizado. Feito isso sua família estará completa com a presença de um lulu da Pomerânia/spitz alemão.

Saúde e Problemas
É importante ressaltar que cada raça possui uma lista de problemas mais frequentes e aqui ressaltamos os problemas que podem acometer a raça spitz alemão com mais facilidade. Muitos desses problemas estão relacionados ao peso em excesso do animal e ao meio em que ele vive, o que pode ser facilmente corrigido e evitado.
E a escolha de um bom criador reduzirá drasticamente a possibilidade de problemas com seu cãozinho.
Aproveite a leitura, pois essas informações dificilmente são encontradas de maneira correta. As relações de problemas mais comuns e doenças relacionadas a raça spitz alemão que encontramos na internet não são corretas e trazem muita desinformação.
Vale lembrar que esse artigo é sobre os problemas que podem acometer cães da raça spitz alemão com mais frequência, mas de maneira geral a raça Spitz Alemão é bastante saudável, o que é refletido em sua longevidade, vivendo em média de 10 a 15 anos.
Luxação patelar
É quando a rotula do joelho se desloca em alguns momentos, causando desconforto.
Possíveis motivos:
- Ficar muito tempo em cima de superfícies extremamente lisas
- Estar acima do peso ideal.
- Quedas ou impactos em suas articulações
Como evitar:
- Dar uma boa alimentação. Recomendamos rações super premium pois atualmente são as melhores do mercado e irão suprir na maioria das vezes todo o cálcio, vitaminas e nutrientes que seu cão precisará para um bom desenvolvimento.
- Nunca deixar seu cão acima do peso ideal.
- Evitar pisos extremamente lisos, como porcelanatos e laminados.
- Evitar que seu cão suba em lugares altos como sofás e camas, ou fique pulando em demasia.
Colapso traqueal
Seria o estreitamento ou flacidez da traqueia, dificultando a respiração em alguns momentos.
Possíveis motivos:
- Cães com o focinho muito curto, tem uma maior predisposição ao problema, pois possuem suas estruturas respiratórias mais curtas e comprimidas.
- Cães acima do peso tem uma predisposição a terem problemas respiratórios.
- Alimentação de baixa qualidade
- Pode ter origem traumática, como algum acidente ou queda.
- Doença respiratória, como pneumonia ou edema pulmonar, podem deixar sequelas.
Como evitar:
- Cães com o focinho um pouco mais compridos são menos suscetíveis ao problema.
- Deixe seu spitz alemão sempre dentro do peso ideal. Cães dentro do peso ideal dificilmente apresentam problemas respiratórios.
- De sempre uma ração de qualidade e se possível suplemente seu cão com colágeno (converse com seu veterinário).
- Deixar a imunidade do seu cão sempre elevada, para que doenças oportunistas como respiratórias não acometam o cão.
Alopecia
Chamamos de alopecia, quando o cão apresenta perda de pelos em demasia.
Possíveis motivos: Existem diversos fatores que levam a alopecia em um cão, as principais causas são:
- problemas nutricionais
- problemas ou traumas emocionais
- tosas
- problemas hormonais
- dermatites
- manutenção errada
Como evitar:
- De sempre uma alimentação de qualidade. Recomendamos ração super premium, pois é um alimento completo para o spitz alemão e é ótima para o desenvolvimento da pelagem dos spitz. Caso seu spitz não se adapte com a ração que você está dando, converse com o criador para que seja indicado outra ração que atenda às necessidades da raça.
- Não tem como evitar algumas coisas, principalmente acidentes, mas saiba que traumas emocionais levam com frequência a casos de alopecia, como por exemplo, mudanças bruscas na rotina da família, ficar muito tempo sozinho, cair na piscina, sofrer algum acidente ou trauma.
- Anote e nunca esqueça “Nunca tose seu spitz alemão/lulu da pomerânia” Acredito que mais de 90% dos casos de alopecia em spitz alemães estão relacionados a tosas, principalmente aquelas tosas comerciais que deixam seu lulu da Pomerânia parecendo um ursinho de pelúcia. Nunca faça! O pelo natural de um spitz é extremamente exuberante e volumoso e não precisa de tosas para ficar lindo.
- Fique atento com alergias ou dermatites, produtos de limpeza de casa errados, shampoos, perfumes, ou até mesmo petiscos ou a própria ração podem ser os vilões em caso de alopecia. Fique atento e se necessário converse com seu veterinário.
- Manutenções como banhos e escovações feitas de maneira equivocada podem fazer seu amiguinho canino a ter alopecia. Lembre-se que um spitz alemão deve tomar 1 banho por mês com produtos adequados e receber escovação semanal. Banhos em excesso ou escovação feita com a escova/pente errado podem levar a perda de pelo considerável.
- Os problemas hormonais podem ocorrer em qualquer cãozinho, mas, em alguns casos, podem estar associados a um desequilíbrio nos níveis de testosterona. Por isso, é recomendado realizar a castração para ajudar a evitar descontrole hormonal e possíveis complicações relacionadas.
- Essas são as principais causas que levam a perda de pelos do seu spitz alemão, seja ele da variedade anão, pequena, média ou grande, mas podem existir muitos outros fatores relacionados e não listados aqui, portanto é importante contar com a ajuda de um veterinário experiente.
História da raça
A história do Spitz Alemão está ligada a uma longa linhagem de cães de trabalho de pelo denso e levantado, que foram usados em várias funções ao longo dos séculos, principalmente em regiões do norte da Europa.
A raça é originária da Alemanha, onde cães do tipo spitz eram usados em várias tarefas, como pastoreio, guarda e até puxar trenós. O nome “spitz” deriva de uma palavra alemã que significa “pontiagudo”, referindo-se às orelhas e focinho característicos da raça.
Originalmente, o Spitz Alemão era um cão de porte maior e muito utilizado para funções de trabalho, como pastoreio de rebanhos. Contudo, no século XIX, o desenvolvimento da raça tomou um rumo diferente, especialmente com a popularização dos cães de companhia. A versão mais conhecida da raça, o Pomerânia, é um Spitz Alemão de porte pequeno, que foi desenvolvido a partir dos cães de maior porte da região da Pomerânia, na Alemanha e na Polônia. No final do século XIX, o tamanho do Pomerânia foi reduzido para agradar às preferências da sociedade europeia, especialmente entre a nobreza e membros da realeza, como a Rainha Vitória da Inglaterra, que tinha um grande amor por esses cães.
Embora os Spitz Alemão menores tenham sido cultivados para fins decorativos, o tipo de maior porte continuou a ser utilizado como cão de trabalho, embora com o tempo tenha se tornado mais popular como um cão de companhia, sendo cada vez mais admirado por sua personalidade amigável e aparência encantadora.

Valor dos filhotes de Spitz alemão
A história do Spitz Alemão está ligada a uma longa linhagem de cães de trabalho de pelo denso e levantado, que foram usados em várias funções ao longo dos séculos, principalmente em regiões do norte da Europa.
A raça é originária da Alemanha, onde cães do tipo spitz eram usados em várias tarefas, como pastoreio, guarda e até puxar trenós. O nome “spitz” deriva de uma palavra alemã que significa “pontiagudo”, referindo-se às orelhas e focinho característicos da raça.
Originalmente, o Spitz Alemão era um cão de porte maior e muito utilizado para funções de trabalho, como pastoreio de rebanhos. Contudo, no século XIX, o desenvolvimento da raça tomou um rumo diferente, especialmente com a popularização dos cães de companhia. A versão mais conhecida da raça, o Pomerânia, é um Spitz Alemão de porte pequeno, que foi desenvolvido a partir dos cães de maior porte da região da Pomerânia, na Alemanha e na Polônia. No final do século XIX, o tamanho do Pomerânia foi reduzido para agradar às preferências da sociedade europeia, especialmente entre a nobreza e membros da realeza, como a Rainha Vitória da Inglaterra, que tinha um grande amor por esses cães.
Embora os Spitz Alemão menores tenham sido cultivados para fins decorativos, o tipo de maior porte continuou a ser utilizado como cão de trabalho, embora com o tempo tenha se tornado mais popular como um cão de companhia, sendo cada vez mais admirado por sua personalidade amigável e aparência encantadora.
