Problemas da raça Spitz Alemão

Acessos: 45996

Quais os problemas de saúde mais comuns nos Lulus da Pomerânia? Como tratar e prevenir?

Apesar de ser muito rústico, o Lulu da Pomerania pode apresentar alguns problemas de saúde que aparecem com moderada frequência. Vale ressaltar que a quantidade de animais doentes pode variar de acordo com a linha de sangue (linhagem de um canil) e carga genética dos exemplares pertencentes a essa linhagem, portanto o risco de se adquirir um cão doente ou com propensão a maiores problemas de saúde são maiores quando adquiridos em canis com pouca ou nenhuma preocupação com o aprimoramento genético e prevenção dessas doenças de carga hereditária ou simplesmente cães da mesma raça que foram postos para reproduzir sem o conhecimento devido sobre hereditariedade e conhecimento pleno dos riscos presentes em um acasalamento deste tipo.

Listarei abaixo algumas das doenças mais corriqueiras. Algumas delas poderão ser discutidas com maior riqueza de detalhes num futuro próximo.

 

Luxação Patelar

O que é?

Trata-se do deslocamento anormal da patela (ou rótula) do joelho do cão. É uma das doenças mais comuns em raças pequenas.

Como prevenir?

As causas ainda são muito discutidas, pelo menos a sua propensão e que pode se agravar por estresse da musculatura, excesso de peso do animal e pisos muitos lisos, que possam causar instabilidade ao andar do cão. O controle e estudo das linhas de sangue unidas através do acasalamento deve ser rigoroso e pode reduzir muito a incidência dos casos de luxação.

Como tratar?

A luxação patelar é classificada em 4 graus, sendo que nos casos de grau II, III, e IV pode-se recorrer a correção cirúrgica, mesmo que na maior parte dos casos de grau até II, o cão tem ótima qualidade de vida mesmo sem se recorrer a uma cirurgia. Muitos donos nem suspeitam que seus cães tem o problema. Alguns medicamentos e suplementos podem ajudar a manter a saúde da articulação. 

Segundo alguns autores a cirurgia nunca deve ser um tratamento isolado e sempre deve ser associada a fisioterapia e medicamentos. 

Mesmo com bons profissionais, a cirurgia frequentemente não tem bons resultados. A sua recuperação é lenta e carece muita assistência ao cãozinho (já que o animal não poderá movimentar o joelho por um certo período).

 

Disfunções da tireóide (Hiper ou Hipotireoidismo)

O que é?

Super produção dos hormônios produzidos pela tireóide (hipertireoidismo) ou baixa produção dos mesmo (hipotireoidismo). 

Esses hormônios atuam diretamente no metabolismo do cão, deixando-o mais acelerado ou lento. Sintomas comuns são alterações e problemas de pele (inclusive calvície), agitação ou prostração, depressão, irritabilidade, tristeza, obesidade, perda de peso, entre outros.

Como prevenir?

As causas das disfunções da tireóide ainda não são claras mas acredita-se que a doença é genética e em alguns casos pode ser estimulada, principalmente, por medicamentos. 

Como tratar?

Terapias hormonais resolvem o problema. O inconveniente é que se leva muito tempo até conseguir estabelecer as doses hormonais corretas e com muita freqüência você terá que fazer exames de sangue no seu cãozinho para ver como andam essas taxas. As dosagens do medicamento que você dará ao animal deverá ser frequentemente revisada. 

 

Alergia

O que é?

Problemas alérgicos são tão comuns em cães quanto em humanos. Raramente encontraremos uma pessoa que não tenha alergia nenhuma assim como nos nossos amigos de quatro patas. A alergia é uma resposta auto imune do organismo do cão ou do ser humano. 

Como prevenir?

Não existe uma prevenção real. As reações alérgicas se intensificam ou enfraquecem durante a vida. Algumas somem, outras aparecem… Fique sempre atento e descubra o que pode causar alergias no seu cão.

Como tratar

Dependendo do caso, os sintomas podem ser fatais (como cães alérgicos a picadas de insetos por exemplo). Vacinas também podem causar complicações alérgicas sérias (e infelizmente poucos proprietários tem conhecimento disso). 

Outras alergias mais amenas podem causar espirros, tosse, secreção nasal, diarréias, vômitos, inchaços pelo corpo, dores, dermatites… Produtos de limpeza, perfumes, ar condicionado com filtro sujo e alimentos são frequentemente os causadores de crises alérgicas em Lulus da pomeranias. Se descobrir o agente que desencadeou a reação, evite que o seu cão tenho contato com ele novamente. 

 

Problemas de pele em geral

Fungos

Em alguns casos, o problema de pele pode ser causado por fungos. Nos pomeranias é muito comum ver casos de cães que sofrem com o problema por banhos indevidos em que a pelagem não é bem seca. Geralmente surgem “buracos” na pelugem, caspa, seborréia ou vermelhidão (que em estagio mais avançado fica como um machucado úmido), podendo ser acompanhado de coceira. Os banhos devem ser corrigidos e um veterinário consultado para identificar o tipo de fungo e qual o melhor tratamento. 

Oleosidade excessiva / caspa e seborréia

A oleosidade é uma barreira de proteção natural da pele e deve existir em todos os mamíferos, porém, se estiver em demasia no seu cão, pode dar mau cheiro, mudar a textura do pelo e facilitar a proliferação de fungos e bactérias que podem causar caspa e seborréia.

Alguns cães tem a pele mais oleosa por uma questão genética (inclusive os Spitz Alemães), nesses casos o problema é facilmente solucionado com banhos mais frequentes e com shampoos anti-resíduos. Alguns cachorros tem uma produção enlouquecida de sebo nas glândulas sebáceas por conta de uma dieta desbalanceada por causa de uma ração de baixa qualidade ou por conta do inocente petisco fornecido pelo dono, rico em carboidratos e/ou gorduras (como pães e biscoitos). Esse excesso de nutrientes será eliminado pelas fezes, urina e glândulas sebáceas. 

Peles muito sensíveis

Mais comum em cães brancos, cremes e particolors, que podem ter a pele mais clara e sensível. Tome mais cuidado com o sol (principalmente se o seu cão tiver a trufa (nariz) despigmentado). Sempre use produtos tópicos com cautela (como shampoos, e pulgicidas). 

Calvice

A queda de pêlos, ou alopecia como é denominada em termos técnicos, pode ter uma infinidade de causas e muitas vezes o diagnóstico é demorado. 

A origem do problema pode ser devido a fatores emocionais, tosa, deficiência nutricional, genética, alergias, ataques de fatores biológicos como fungos e bactérias ou hormonal (que é comum nos spitz alemães). Um veterinário deve ser consultado para tentar descobrir as possíveis causas do problema e a melhor forma de corrigi-lo. 

Obs: Cães com tamanho muito reduzidos, indesejados pelo padrão da raça (com menos de 18cm) podem apresentar com grande  freqüência problemas congênitos como má formação renal, hepática, cardíaca, hidrocefalia, deformidades ou má formação óssea e nanismo. Esses casos não retratam problemas comuns da raça, portanto, não foram citados. 

Problemas de saúde ligados ao fator Merle (gene que interfere na cor), que produz cães com essa cor homônima (marmorizado), ou que trazem esse gene, se resumem a forma como o nervo óptico e auditivo se desenvolvem, podendo produzir cães com despigmentação de olhos, cegueira total ou parcial, estrabismo, deformação ou ausência de pupila, ausência de olhos, surdez parcial ou total. Esses problemas também não foram explorados pois são comuns apenas em cães com nesse gene, e não na raça. As más-formações citadas do fator Merle são comum em diversas raças que possuem esta cor.

Tales Kishimoto (Especialista em comportamento animal)

  •  
  •  

Ver mais artigos +++